A Bíblia, toda a Bíblia e nada mais do que a Bíblia, é a religião da Igreja de Cristo.”

C. H. Spurgeon

Igreja Assembléia de Deus

Igreja Assembléia de Deus
Cachoeira Paulista - SP

domingo, 20 de janeiro de 2013

Crise de Integridade I


Eu li há alguns anos atrás o livro " Crise de Integridade" do pastor Warren W. Wiersbe e arrumando um quarto achei o livro guardado em uma caixa e ao olhar para ele lembrei-me do momento que o li há tempos atrás. Foi tempos de crise na minha igreja local e o livro foi de muita ajuda no meu ministério dando-me força para seguir em frente,e como estar minha igreja nos dias de hoje ? Não muito diferente, até parece que crise é algo natural para a igreja.
Eu tenho uma profunda certeza que a igreja do Senhor Jesus é muito maior que o momento que vivemos e devemos sempre lembrar que crise é sinônimo de oportunidade, logo não devemos deixa passar há oportunidade que Deus nos concede de encarar, enfrentar, expurgar ... e tantos outros verbos de ação que temos a nossa disposição, ademais o nosso Senhor sempre estar presente nos momentos de crise para conceder força a aqueles que olharem para ele.
Achei na internet um texto do livro e o coloquei abaixo :


Se eu lhe pedisse que descrevesse numa só palavra a situação actual da igreja, que palavra escolheria?

Reavivamento? Duvido, mas seria óptimo, se fosse verdade! Vemos muita evangelização por toda a parte, e isso alegra-nos; mas o vento do Espírito parece muito suave, e o ar um tanto abafado.

Renovação? Talvez em alguns ministérios; na maioria, porém, é "um negócio como qualquer outro". Para renovar a igreja é preciso haver algo mais do que alguns cartazes ou mudança na ordem do culto.

Reavaliação? Sim, há muitos estudos a respeito disto, e esperamos que sejam úteis. Temo, entretanto, que estejamos a fazer uma autópsia. Mas o que a igreja precisa mesmo é de ressurreição.

Ruína? Não, pois Deus está no trono e há pessoas dispostas a ouvir e obedecer! Não importa quão sombria seja a hora, as estrelas ainda brilham; mas temos de levantar os olhos para vê-las. Sou realista, mas não pessimista.

Depois de muito pensar, cheguei à conclusão de que a palavra que melhor descreve a situação actual da igreja é opróbrio e tenho a impressão de que muitas pessoas concordam comigo.

...

O nosso problema não é o público haver descoberto, de repente e para o constrangimento dos cristãos, pecadores na igreja. Não, há muito tempo que o público sabe que há pecado na igreja; e, seja como for, ela tem sobrevivido. Os cristãos não são um grupo de pequenos alunos que coram quando apanhados em flagrante a infringir as regras. Mais parecemos um exército derrotado, despidos perante os nossos inimigos e incapazes de replicar por eles haverem feito uma alarmante descoberta: a igreja está desprovida de integridade.

Se a descoberta fosse apenas de que a igreja está corrompida por hipócritas, bastaria que retirássemos as máscaras, pedíssemos desculpas e começássemos a ser honestos novamente. Mas a questão é muito mais profunda do que a grande maioria de nós queremos admitir, pois a integridade envolve a própria essência da igreja no mundo. O diagnóstico é aflitivo e o remédio dispendioso, mas a igreja deve ter a coragem de enfrentá-lo honestamente e fazer o que é preciso.

Defrontamo-nos com uma crise de integridade. Não somente a conduta da igreja está em debate, mas também o seu próprio carácter.

O mundo está a perguntar: — Pode-se confiar na igreja? — e como respondemos é tão importante quanto o que respondemos.

Durante ... séculos a igreja tem vindo a dizer ao mundo que reconheça os seus pecados, arrependa-se e creia no Evangelho. Hoje, ... o mundo diz à igreja que enfrente ela própria os seus pecados, se arrependa e comece a ser a verdadeira igreja desse Evangelho. Nós, os Cristãos, gabamo-nos de não nos envergonharmos do Evangelho de Cristo, mas talvez esse Evangelho se envergonhe de nós. Por alguma razão, o nosso ministério não combina com a nossa mensagem. Algo está errado, quanto à integridade da igreja.

...

A igreja acostumou-se a ouvir pessoas contestarem a mensagem do Evangelho, porque essa mensagem é loucura para os perdidos. Mas hoje a situação está embaraçosamente invertida, pois o mensageiro passou a ser suspeito. Tanto o ministério quanto a mensagem perderam a credibilidade perante um mundo atento, que parece estar a divertir-se com o espectáculo. "Porque é que havíamos de escutar a igreja?" pergunta o mundo crítico. "Com que autoridade vocês, cristãos, nos pregam sobre pecado e salvação? Ponham ordem na própria casa; depois talvez queiramos escutá-los."

...

A crise de integridade envolve toda a igreja.

Não estou a dizer que as pessoas não pecaram, nem estou a pregar sobre "culpa colectiva", o que quer que isso seja. Quero somente enfatizar que, no corpo de Cristo, pertencemos uns aos outros, influenciamo-nos uns aos outros, e não podemos livrar-nos uns dos outros. "Se um membro sofre, todos sofrem com ele".

...

A igreja não precisa de maquilhagem, mas sim de cirurgia

...

É uma questão de integridade ...

...

George Whitefield disse:

“Do mesmo modo que Deus não pode conceder maior bênção a uma nação ou a um povo do que dar-lhe ministros féis, sinceros, e rectos, a maior maldição que Deus poderia mandar a um povo seria dar-lhe guias cegos, impenitentes, carnais, mornos e incapazes. Todavia, em todas as épocas, têm havido muitos lobos com pele de carneiros ... que profetizaram palavras mais suaves que as permitidas por Deus.”

...

Rafael pintava os famosos frescos do Vaticano quando alguns cardeais pararam por perto a fim de observar e julgar o trabalho.

O rosto do apóstolo Paulo está vermelho demais,” disse um deles. Rafael respondeu: “Ele cora ao ver nas mãos de quem está a igreja.”

Jeremias identificar-se-ia com esta resposta. “Porventura envergonham-se de cometer abominação? pelo contrário, de maneira nenhuma se envergonham, nem tão pouco sabem que coisa é envergonhar-se ...” (6:15; 8:12).

Warren W. Wiersbe
A Crise de Integridade


Nenhum comentário:

Postar um comentário