A Bíblia, toda a Bíblia e nada mais do que a Bíblia, é a religião da Igreja de Cristo.”

C. H. Spurgeon

Igreja Assembléia de Deus

Igreja Assembléia de Deus
Cachoeira Paulista - SP

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Ciência e Deus


Salmo 19-1 OS céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.

Para o psicólogo canadense Steven Pinker, da Universidade Harvard, nos EUA, a resposta só pode ser não. Sendo especialista naquilo que se chama de psicologia evolutiva, ele enxerga na Teoria da Evolução motivos de sobra para descartar a possibilidade de Deus ter criado todas as coisas. "A seleção natural explica a vida em todas as suas peculiaridades." O biólogo britânico Richard Dawkins concorda. Autor do livro Deus - Um Delírio (Companhia das Letras), ele não se cansa de destacar que a teoria de Darwin está 100% comprovada, é inquestionável e fornece explicação para cada passo dado pela vida na Terra ao longo de muitos e muitos anos - desde as suas formas mais rudimentares até as mais sofisticadas e improváveis, como o cérebro humano. "Não podemos presumir que Deus tenha feito alguma coisa só porque ela é complexa demais ou improvável", diz Dawkins. "Se foi Deus quem nos criou, estranho que tenha esperado 10 bilhões de anos até que a vida começasse a surgir e outros 4 bilhões para que fôssemos capazes de cultuá-Lo." Há cientistas, porém, que não enxergam contradição alguma entre Deus e evolucionismo, nem entre milagre e comprovação científica. É o caso do médico e geneticista americano Francis Collins, ex-coordenador do Projeto Genoma. O homem que mapeou nosso DNA acredita que Deus não pertence ao mundo natural - está fora dele - e teria ativado o mecanismo de evolução das espécies no momento da Criação. "O Deus da Bíblia é o mesmo do genoma. Pode ser adorado tanto numa catedral quando num laboratório."


Definição de Teoria:

Atualmente, uma teoria é um sistema lógico composto por observações, axiomas e postulados, cuja função consiste em afirmar sob que condições se desenvolverão determinadas hipóteses/especulações. Para esse efeito, toma-se como contexto uma explicação do meio idóneo para que se desenvolvam as previsões. A partir destas teorias, é possível deduzir ou postular outros factos por intermédio de certas regras e raciocínios.

Uma teoria científica, por sua vez, é o planejamento de um sistema abstracto hipotético-dedutivo, que conforma uma descrição científica de um conjunto de observações ou experiências. A teoria científica assenta em hipóteses ou suposições verificadas por cientistas.

Existem duas categorias de ideias que se podem desenvolver até dar origem a uma teoria: as conjecturas (suposições ou ideias com fundamento não verificado) e as hipóteses (estas, sim, são demonstradas ou verificadas, constituindo suposições admissíveis). Estas ideias podem resultar falsas, pelo que não evoluem e não se convertem em teorias.

Por outro lado, cabe mencionar que uma teoria é diferente de um teorema. A teoria é um modelo de eventos físicos que não pode ser comprovado a partir de axiomas básicos, ao passo que o teorema é uma afirmação podendo ser provada por aceitar operações e argumentos matemáticos.


Minha definição:

Teoria é um conjunto de conceitos criados para explicar um evento que ocorre em uma determinada época e lugar,prever eventos futuros e que diante de um evento não contemplado por ela e logo abandona e substituída por outra.





Nenhum comentário:

Postar um comentário