A Bíblia, toda a Bíblia e nada mais do que a Bíblia, é a religião da Igreja de Cristo.”

C. H. Spurgeon

Igreja Assembléia de Deus

Igreja Assembléia de Deus
Cachoeira Paulista - SP

domingo, 25 de abril de 2010

O profeta sem amor

Quando eu pergunto por que Jonas não obedeceu a Deus e fugiu para Társis, invariavelmente eu obtenho a seguinte resposta " ele ficou com medo " e ainda justificam dizendo que os ninivitas eram terríveis , mas o medo é a resposta correta ?
Vamos analisar o livro do profeta Jonas e chegaremos a conclusões interessantes.
No capitulo 1:5 esta escrito " Então temeram os marinheiros , e clamavam cada um ao seu deus, e lançaram ao mar as cargas, que estavam no navio, para aliviarem do seu peso; Jonas, porém, desceu ao porão do navio, e tendo-se deitado, dormia um profundo sono."
Veja o homem "medroso" dormia, enquanto os outros jogavam fora as riquezas do navio e clamavam aos seus deuses ( que não existia), irmãos , medrosos não dormem profundamente em momentos de perigo, medrosos apavoram-se. Após aliviarem o peso do navio os homens perceberam que ainda iriam naufragar e resolveram lançar a sorte que caiu sobre Jonas, e qual foi o comportamento do "medroso? Ele declarou toda a verdade e disse aos homens que o lançassem ao mar, veja em Jonas 1:12 " E ele lhes disse: Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade."
Creio que estes dois argumentos já comprovam que o motivo da fuga de Jonas não foi o medo, mas então qual foi o motivo? O pior que uma pessoa possa ter , falta de amor ao próximo e demostrarei com dois argumentos que não deixaram nenhuma dúvida.
O primeiro, qual foi a mensagem que Deus disse a Jonas para pregar aos ninivitas ? A mensagem era que eles não se arrependessem Deus destruiria a cidade , voltando aos ninivitas que eram cruéis e ao povo de Israel que era oprimido por eles , que conclusão chegaria uma pessoa oprimida por alguém e que sabe se ela não se arrepender Deus cumpriria a sua palavra de destruição, assim Jonas o profeta sem amor foge para Társis, por que na sua mente ele pensa se eu não prego eles não se arrependem , não se arrependendo Deus os destruirá, logo acabaria o sofrimento de Israel. O segundo argumento encontra-se em Jonas 4:2 " E orou ao senhor, e disse: Ah! Senhor! Não foi esta minha palavra, estando ainda na minha terra? Por isso é que me preveni, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal." essas são as palavras de Jonas quando observa que os ninivitas arrependeram-se e portanto, Deus os perdoou, muitos crentes hoje em dia já condenam o próximo e não oram por salvação de almas ou escolhem o público que irão evangelizar.

3 comentários:

  1. Sábias palavras, que o Senhor, continue te iluminando para que possa continuar a levar a tua Palavra e salvar vidas.
    Amém
    http://vidasimpactando.blogspot.com
    Cláudio MUniz

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a sua conclusão - bem fundamentada e edificante.

    Infelizmente estamos vivendo dias em que o amor está em falta nas igrejas - muitas dissensões, disputas, coisas que não agradam a Deus. Lembra-nos da igreja de Corinto.

    Vamos orar para que o Senhor nos ajude a voltar ao primeiro amor.

    É um prazer conhecer seu blog.

    Bom, um dos objetivos de um blogueiro é ampliar o seu círculo de amigos, além de ler e ter seus textos lidos, portanto, se faz necessário esse compartilhamento. Uma das interessantes criações do google pra promover essa interação é o Google Friends Connect, aquele quadro de SEGUIDORES que incluimo-nos e recebemos a adesão dos visitantes.

    Sabendo que você tem um blog, gostaria de propor essa interação: eu te adiciono e tu me adicionas. Que acha? Claro que isso não é uma imposição: vc tem o direito de aceitar ou não a proposta, de acordo com seu critério de interação.

    Endereço do nosso blog: www.evangelismoelouvor.com

    De qq forma, agradeço sua atenção e espero poder ter você em nosso quadro de AMIGOS.

    Em Cristo,

    Philadelfia - Evangelismo e Louvor
    www.evangelismoelouvor.com

    ResponderExcluir
  3. A Paz Pastor !!! Tb achei sua mensagem bem fundamentada !!! Que Deus continue abençoando seu Ministério.

    A Paz...

    P.S: Obrigada pela visita...

    ResponderExcluir